domingo, 15 de junho de 2014

Copa do Mundo 2014: Importância política para a cidade de Manaus.

Em um evento ocorrido neste fim de semana, o Prefeito da cidade de Manaus, Arthur Neto, declarou haver necessidade de um aumento no número de políticas para o desenvolvimento da região. Dados do IBGE apontam para a existência de mais de 1 milhão e 800 mil habitante somente na cidade de Manaus. Com um PIB bastante significativo, a região possui um setor de serviços e uma indústria fortes, sendo estes os principais responsáveis pelo desenvolvimento socioeconômico da região. A relevância da Zona Franca de Manaus é incontestável. Não se pode imaginar um Amazonas rico sem a presença do Polo Industrial, todavia, se faz necessário (re)pensar em como atrair mais investimento para a região, e para o caso deste texto, para a cidade de Manaus.

Com a realização da Copa do Mundo de 2014 em Manaus, começamos a verificar todo o potencial da cidade para recepcionar o público estrangeiro e que é possível, sim, tornar a capital do Amazonas uma cidade mais globalizada do que já é. Ao ler diversos relatos na mídia e nas redes sociais, consegui identificar que, por mais que a cidade ainda esteja muito aquém  do resto do mundo em termos de infraestrutura, os turistas que lá se encontram estão tendo uma excelente impressão. Então, qual é a importância política para a cidade de Manaus que a Copa do Mundo tem?

Por mais otimista que possa parecer, os primeiros dias do evento esportivo em Manaus mostraram que a cidade tem condições reais de se internacionalizar. Isso quer dizer que há grandes chances de ampliar a articulação política da capital amazonense com outras cidades pelo mundo. Com os olhos do mundo voltados para a Manaus, podemos vislumbrar maiores parcerias internacionais, aumentando, desta forma, o fluxo de investimento estrangeiro e a ampliação de mercados que parecem saturados, mas que estão, na verdade, pouco explorados. Recentemente a Prefeitura de Manaus celebrou acordo de cooperação com a companhia aérea portuguesa TAP. Os voos entre Manaus e Lisboa já se iniciaram e já se encontram lotados até meados do segundo semestre de 2014. O Turismo é um ponto fortíssimo de nossa cidade e que deve ser muito mais explorado. Os traços da diplomacia cultural constantes na atuação do Chefe do Executivo Municipal são extremamente importantes, pois comprovam que é possível utilizar a cultura como mecanismo de política, e mais, de conduzir investimentos para o desenvolvimento regional.

Com isso, com um pouco de vontade política e investimentos certos poderemos ver o crescimento de nossa cidade. É inegável que a internacionalização da cidade trará mais consequências positivas do que negativas. Uma cidade global exige maior capacitação da mão de obra, acende o sentimento de urgência nos governantes para a resolução de antigos problemas da cidade como a falta de investimentos em saúde, educação, segurança e infraestrutura. Por mais que a grande maioria dos brasileiros tenha se indignado com a realização da Copa do Mundo no Brasil - e especialmente em Manaus - podemos começar a imaginar que o maior legado deste evento virá com o tempo. Pode não ser a forma mais adequada, mas é importante verificar a existência de um novo ânimo político - mesmo que tímido - para elevar a cidade de Manaus aos patamares globais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário